Musculação, Artigos Científicos, Cursos, Eventos e Video-aulas
PESQUISAR:

  PROCURAR


Musculação na Adolescência 

Profª Esp. Sandra Nunes de Jesus

Estatísticas apontam que o número de pessoas sedentárias tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Dados apontam que 33% dos adultos são sedentários e nos adolescentes esse número é alarmante, chegando a 80% 1.

O sedentarismo está associado  ao desenvolvimento de algumas doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, doença arterial coronariana e até alguns tipos de câncer, como do cólon e de mama, sendo responsável por 3.200.000 mortes/ano.

O conceito de sedentarismo é gastar menos do que 600 Kcal por semana em atividades físicas. Isso significa que se você fizer atividades moderadas 5 vezes por semana com duração de 30 minutos ou atividades intensas 3 vezes por semana durante 20 minutos estará fora do grupo de sedentários. Portanto atividades braçais diárias como subir escadas, carregar e levantar coisas, entre outras,   podem contribuem para aumentar o gasto calórico e ativar o metabolismo, prevenindo assim doenças. Estudos vêm mostrando os benefícios das atividades físicas na promoção da saúde e a sua relação está associada não somente às adaptações fisiológicas do organismo, como aumento do calibre das artérias, aumento da massa muscular e óssea, mas principalmente pela produção e  liberação de substâncias anti-inflamatórias, chamadas de miocinas, pelo músculo durante  a sua contração 5.

As atividades físicas quando sistematizadas e com os objetivos de melhorar a força, a resistência, a coordenação e outras aptidões físicas, são chamadas de exercícios. Os exercícios mais eficientes na melhora das aptidões físicas e para a promoção de saúde são os mais intensos, que também são os menos seguros por sobrecarregar as articulações e provocar lesões, como os jogos com bola, as lutas e atividades aeróbias, correr, nadar e pedalar.

A musculação, que tem sido objeto de estudos nos últimos anos, tem a vantagem de associar  esses dois aspectos importantes: eficiência, justificado pelo número grande de  recrutamento de fibras musculares,  e segurança porque as sobrecargas podem ser controladas pela manipulação de fatores como posição do corpo, velocidade, cargas e amplitudes, além do volume de treino.

Na adolescência as atividades com bolas, jogos e lutas são mais atrativos por serem mais dinâmicos e na grande maioria envolver momentos de competições em grupos. Mas a musculação pode ser uma grande aliada no programa de exercícios semanais do adolescente por promover aumento de força, potência e resistência, equilíbrio de forças nas articulações, prevenção de lesões esportivas, melhor desempenho esportivo, melhora da composição corporal além de ser a profilaxia ideal da osteoporose 2, 3.

Não existem evidências de prejuízo ao crescimento estatural na musculação, mas alguns cuidados são fundamentais para evitar lesões como não utilizar cargas elevadas (menos de  6 repetições) ou praticar levantamento de peso competitivo entre 15 e 16 anos, idade de maturação. 3.

A recomendação é treinar de 2 a 3 vezes por semana, com duração de 20 a 30 minutos por sessão; evitar iniciar um programa de musculação antes dos 8 anos, justificado inclusive pela falta de projetos de equipamentos ideais de musculação para essa faixa etária 4.  

A orientação de um profissional de educação física é de extrema importância para a segurança e melhor acompanhamento de crianças e adolescentes em um programa de musculação.

 Sandra Nunes de Jesus é formada em Educação Física e Pedagogia; especialista em fisiologia do treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento pela FM-USP, e atualmente é coordenadora técnica do Instituto Biodelta.

 Contato: sandra@biodelta.com.br.

 Fonte: 

  1. www.thelancet.com. vol 380 July 21, 2012
  2. Strength Training by Children and Adolescents. Council on Sports Medicine and Fitness. Pediatrics121;835-840, 2008
  3. Weight Training in Youth–Growth, Maturation and Safety: An Evidence-Based Review. Robert M. Malina, PhD Clin J Sport Med 2006;16:478–487
  4. “Care of the Young Athlete”. American Academy of Pediatrics. Am. Acad. of Orthopedic Surgeons, 1.999 “Strengh Training for Young Athletes”. Kraemer & Fleck, 1.993
  5. Santarem JM. Musculação em todas as idades. Ed Manole, 2012.
publicidade
publicidade