Musculação, Artigos Científicos, Cursos, Eventos e Video-aulas
PESQUISAR:

  PROCURAR


Equipamentos para Musculação

Informativo 4


Dr. José Maria Santarem *


Os exercícios resistidos podem ser realizados com uma grande variedade de equipamentos, incluindo pesos livres (barras e halteres) e aparelhos com resistência aos movimentos, proporcionada por pesos, molas, elásticos, freios ou ainda sistemas hidráulicos ou eletromagnéticos. Não há superioridade de efeitos comprovados de um sistema em relação ao outro.

Os pesos livres e os aparelhos de pesos são os mais utilizados em todo o mundo. Os aparelhos com pesos podem utilizar anilhas, manipuladas para troca de carga, ou pesos guiados conhecidos como “tijolinhos, ” cuja troca de carga ocorre com a mudança na posição de pinos. Os aparelhos com pesos em geral, guiados ou com anilhas, são preferenciais para iniciantes em relação aos pesos livres porque a execução dos exercícios exige menos técnica e coordenação. No competitivo mercado atual de equipamentos para musculação, os fabricantes mais conceituados oferecem aparelhos em que a posição do corpo é planejada visando o conforto e a segurança dos exercícios.

No entanto, com alguma frequência, encontramos aparelhos mal projetados que aumentam os riscos de lesões. Os praticantes experientes de musculação desenvolvem a capacidade de identificar bons e maus aparelhos pelas sensações no corpo. Nosso organismo possui complexo sistema de sensibilidade profunda, com sensores de sobrecarga em diversas estruturas das articulações.

Quando um aparelho coloca em risco alguma articulação, o mecanismo envolvido é o de sobrecarga excessiva que é detectada pelo sistema nervoso, originando a sensação de desconforto Da mesma maneira, o bom trabalho muscular é detectado pelo sistema nervoso treinado para essa percepção. Praticantes experientes de musculação preferem os pesos livres e os aparelhos com sistema de alavancas e anilhas, apesar da troca manual dos pesos, em função da melhor sensação de trabalho muscular e de conforto geral. Os aparelhos com sistema de alavancas e anilhas reúnem qualidades dos pesos livres associadas às qualidades dos aparelhos em geral.

Essas qualidades incluem a transmissão direta de carga, a variação adequada de carga ao longo do curso dos movimento acompanhando a variação de força dos músculos, a redução da necessidade de estabilização das articulações e o posicionamento correto do corpo. Na vigência de doenças ou lesões articulares, os pesos livres podem ser inadequados devido a maior solicitação dos mecanismos estabilizadores das articulações, sendo frequente a dor e o desconforto. Nesses casos os aparelhos com sistema de alavancas e pesos livres são os mais indicados. Algumas necessidades específicas para doenças e lesões exigem aparelhos especialmente projetados para essa finalidade.

* José Maria Santarem (CRM-SP 25.651) é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, diretor do Instituto Biodelta e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.

publicidade
publicidade