Blog

Dores em Idosos

A origem mais comum das dores em articulações e em coluna vertebral são os processos de desgastes das estruturas do aparelho locomotor. Esses desgastes são conhecidos como processos degenerativos e afetam as cartilagens, tendões, ligamentos e músculos. O desgaste dos ossos (osteopenia/osteoporose) não produz dores, a não ser quando ocorre fratura.

Como Escolher uma Academia ?

Dores articulares são frequentes nas pessoas sedentárias, por falta de vitalidade dos tecidos, mas também ocorrem em pessoas que praticam exercícios físicos, devido à sobrecargas. Nas duas situações, além de um diagnóstico e orientação médica, a pessoa precisará de professores que tenham conhecimento dos mecanismos das dores e saibam adaptar os exercícios para cada situação.

Musculação e Saúde

A musculação parece ser o tipo de exercício mais eficiente para promover saúde geral

* José Maria Santarem (CRM-SP 25.651) é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, diretor do Instituto Biodelta e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.

Efeitos Terapêuticos de Exercícios Resistidos Básicos e Específicos na Discopatia Lombar

A mestra, fisioterapeuta Luciana Mastandrea apresenta trabalho que foi realizado em conjunto com as professoras especialistas Hélena Bernardina e Sandra Nunes de Jesus e o médico fisiatra e reumatologista Dr. José Maria Santarem, no 39º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. O tema tratatado foi: Efeitos Terapêuticos de Exercícios Resistidos Básicos e Específicos na Discopatia Lombar.