Inicialmente os autores comentam que atualmente está ocorrendo muita ênfase no fortalecimento dos músculos centrais do corpo (“core muscles”) com os objetivos de melhorar a estabilidade corporal e o desempenho físico, além de evitar lesões no esporte. Os exercícios mais recomendados têm sido os específicos para estabilidade central e os realizados com bolas, mas chamam a atenção para o fato de que essa conduta não é consensual.
Anatomicamente o “core” é formado pelo esqueleto e músculos da região central do corpo, incluindo a coluna vertebral, cintura escapular e cintura pélvica. Os músculos do “core” podem ter origens e inserções nessas estruturas ósseas, ou podem ter apenas a sua origem central, com inserções apendiculares (braços e coxas). Os músculos mais valorizados como importantes para a estabilidade do corpo e para prevenir lesões são os que têm origens e inserções na região lombosacra, especificamente: multifidus lombar, eretor na espinha, quadrado lombar, obliquo externo, obliquo interno, transverso e reto abdominais, psoas, músculos do assoalho pélvico e diafragma. Destes músculos, os que parecem mais importantes funcionalmente são: multifidus lombar, quadrado lombar e transverso abdominal. Alterações funcionais e morfológicas nesses músculos têm sido associadas com lombalgia na população geral e em esportistas, lesões de membros inferiores em atletas e mal desempenho em corrida de velocidade. O multifidus lombar estende, flexiona lateralmente e roda a coluna lombar, o transverso abdominal atua estabilizando a coluna por aumentar a pressão intra-abdominal e o quadrado lombar atua na flexão lateral e ajuda na estabilização da coluna.
A maioria das publicações sobre quais seriam os melhores exercícios para os músculos centrais do corpo parecem ter a intensão de justificar as opiniões pessoais dos autores, sem bases em evidências técnicas ou científicas.
Este artigo é uma revisão sistemática dos trabalhos que avaliaram a atividade eletromiográfica dos músculos multifius lombar, transverso abdominal e quadrado lombar em diversos tipos de exercícios. Dos 1.388 trabalhos encontrados, apenas 17 foram considerados com qualidade aceitável para serem considerados na revisão. Os exercícios utilizados foram classificados como:
1) Exercícios tradicionais para músculos centrais com baixa carga geralmente realizados no chão, com ativação preferencial dos músculos centrais mais superficiais: extensões lombares e flexões abdominais.
2) Exercícios específicos para os músculos centrais mais profundos visando estabilidade, geralmente realizados no chão com mínimas amplitudes de movimento e baixas cargas: pontes.
3) Exercícios tradicionais realizados com bola: extensões lombares e contrações abdominais.
4) Exercícios tradicionais com pesos livres para membros inferiores: agachamento e levantamentos da terra.
5) Exercícios tradicionais com pesos livres para membros superiores: desenvolvimento e rosca com barra.
Os resultados sobre a ativação do m. multifidus lombar sugerem com moderado grau de evidência:
1) Agachamento e levantamento da terra com barra são superiores aos exercícios realizados com bola.
2) Exercícios com bola e pontes são semelhantes.
Não foram encontrados graus de evidência confiáveis para as outras comparações entre exercícios.
Os resultados sobre a ativação do m. transverso abdominal sugerem com moderado grau de evidência:
1) Pontes e exercícios com bola são semelhantes.
Não foram encontradas evidências para a ativação do m. quadrado lombar nos exercícios estudados.
Na discussão do trabalho os autores comentam que o aspecto mais relevante dos resultados é a superioridade dos exercícios agachamento com barra e levantamento da terra com pesos livres na ativação do m. multifidus lombar, quando comparado com exercícios que têm a proposta específica de treinar músculos do “core”.
Outra consideração é que os exercícios com pesos livres tipo agachamento e levantamento da terra, além de serem mais eficientes para o “core”, são estimulantes da força muscular, da densidade óssea, da melhora da composição corporal e da saúde cardiovascular, efeitos que não ocorrem nos exercícios específicos feitos no chão. Uma outra vantagem desses exercícios é a possibilidade de adequação e progressão de cargas.
Outro aspecto abordado na discussão é que os exercícios tipo pontes devem ser preferidos em relação aos exercícios com bola visto que a ativação muscular é semelhante, mas os riscos de lesão são maiores com bolas. Também é comentado que nesta revisão nenhum tipo de exercício foi identificado como superior para a ativação do m. transverso abdominal.
Uma ressalva feita pelos autores deste trabalho é que as pessoas estudadas não tinham doenças, não sendo possível afirmar que o padrão de recrutamento muscular seja os mesmo em pessoas com processos patológicos.
Metodologia, tabelas, gráficos e bibliografia encontram-se no artigo original.
Você também pode gostar
RELAÇÕES DE DOSE-RESPOSTA DO TREINAMENTO RESISTIDO EM ADULTOS IDOSOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE.
Uma análise eletromiográfica das variações de elevações laterais e elevação frontal em fisiculturistas competitivos.
O exercício aeróbico altera as respostas moleculares do músculo esquelético ao exercício de resistência.