Effects of Resistance Training on Muscle Size and Strength in Very Elderly Adults: A Systematic Review and Meta‑Analysis of Randomized Controlled Trials
Jozo Grgic, Alessandro Garofolini, John Orazem, Filip Sabol, Brad J. Schoenfeld, Zeljko Pedisic
Sports Medicine
https://doi.org/10.1007/s40279-020-01331-7 – 2020
Efeitos do treinamento resistido no tamanho e força muscular em adultos muito idosos: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados
Comentários: Profa. Esp. Hélena Dalla Bernardina
O envelhecimento está associado à perda de força muscular (dinapenia) e massa muscular e função muscular (sarcopenia), aumentando o risco de limitações de mobilidade, quedas, fraturas e mortalidade.
O treinamento resistido é reconhecido como forma de exercício mais eficaz para aumentar a força e o tamanho muscular, mas seus efeitos em adultos muito idosos são menos conhecidos.
Esta revisão sistemática e meta-análise investigou os efeitos do treinamento resistido na força e hipertrofia muscular em adultos muito idosos (75 anos ou mais). A meta-análise incluiu 22 estudos randomizados controlados.
Os resultados indicam que o treinamento resistido aumenta significativamente a força muscular e o volume dos músculos em adultos muito idosos, com efeitos em indivíduos com 80 anos ou mais, embora a literatura seja muito escassa para essa população.
Alguns estudos incluídos nessa revisão sistemática avaliaram a força de preensão manual, que não mostrou diferenças significantes entre os grupos de treinamento resistido e controle.
A hipertrofia das fibras musculares não foi significantemente diferente entre os grupos, mas a análise foi limitada por um pequeno número de estudos.
Os eventos adversos relatados foram mínimos, confirmando que o treinamento resistido é seguro para essa população.
Os resultados encontrados nessa revisão sistemática foram:
• Força Muscular: O treinamento resistido aumentou significantemente a força muscular em muito idosos, o tamanho do efeito foi grande.
• Força de Preensão Manual: Não houve diferença significante entre os grupos de treinamento resistido e controle.
• Hipertrofia Muscular: Houve um aumento significante no tamanho muscular total com o treinamento resistido, o tamanho do efeito foi pequeno.
• Hipertrofia das Fibras Musculares: Não foram encontradas diferenças significativas, mas a análise foi limitada por um pequeno número de estudos.
• Em relação a hipertrofia muscular e das fibras musculares os estudos foram analisados separadamente pois para a hipertrofia muscular, foram considerados estudos que avaliaram alterações em todo o músculo (métodos macroscópicos- exames de imagem) e/ou no nível da fibra muscular (métodos microscópicos – biópsia muscular).
Conclusão: O treinamento resistido é uma intervenção eficaz para melhorar a força muscular e o tamanho muscular em adultos muito idosos, com efeitos benéficos em indivíduos com 80 anos ou mais. Futuras pesquisas são necessárias para explorar os efeitos do treinamento resistido na força de preensão manual e na hipertrofia das fibras musculares.
Tabelas, gráficos e referências disponíveis no trabalho original.