Musculação e Saúde

Data:

Cada vez mais está sendo documentado em trabalhos científicos que a boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Qualidades de aptidão como força, resistência, coordenação e flexibilidade são importantes para a realização confortável e segura dos esforços da vida diária, mesmo em situações de solicitação acentuada, como é o caso de muitas atividades profissionais.

Pessoas idosas e sedentárias apresentam habitualmente processos progressivos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que leva ao aparecimento de dores e pode chegar a impedir atividades tão suaves como caminhar. Músculos fortes e com boa elasticidade funcionam como amortecedores de forças externas, aliviando as articulações. Os melhores exercícios para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são os exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, cuja prática é hoje conhecida como musculação.

As evidências científicas atuais demonstram que os exercícios resistidos também contribuem para promover saúde cardiovascular. Com relação à segurança, os exercícios resistidos foram identificados como os mais adequados para pessoas sedentárias ou debilitadas, em função da facilidade com que podem ser adaptados para qualquer condição de saúde e de aptidão. A musculação pode ser mais suave do que caminhar. Com procedimentos técnicos simples, os exercícios resistidos proporcionam grande segurança nas doenças reumatológicas, ortopédicas e neurológicas.

Os pequenos aumentos das frequencias cardiaca e respiratória durante os exercícios garantem a segurança para pessoas com doenças cardiológicas e pulmonares. Além de seguros, os exercícios resistidos são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças cronicas, promovendo saúde geral.

* José Maria Santarem é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP, diretor do Instituto Biodelta, autor do livro Musculação em Todas as Idades (Ed. Manole) e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.

José Maria Santarem
José Maria Santaremhttps://treinamentoresistido.com.br
José Maria Santarem é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP, diretor do Instituto Biodelta, autor do livro Musculação em Todas as Idades (Ed. Manole) e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem

Newsletter

spot_imgspot_img

Popular

Conteúdo relacionado
Veja também

78 Efeitos do treinamento resistido no tamanho e força muscular em adultos muito idosos

O treinamento resistido consegue aumentar o volume e a força dos músculos mesmo em pessoas muito idosas.

77 Revisão da morfologia muscular em atletas masters de força

O treinamento resistido com pesos pode, de fato, preservar as fibras do tipo II, a força e a massa muscular com o avanço da idade em homens.

76 Musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto exercícios de alongamento

Os autores iniciam destacando a importância do exercício físico no menor risco de desenvolvimento de muitas doenças crônicas.

75 Treinamento resistido se mostrou superior ao aeróbico para controle no diabetes

Os autores iniciam destacando a importância do exercício físico no menor risco de desenvolvimento de muitas doenças crônicas.