Suplementos Proteicos

Dr. José Maria Santarem*

Uma alimentação bem equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e para atingir os objetivos dos programas de condicionamento físico e de exercícios terapêuticos. O aumento de massa muscular costuma ser um dos objetivos dos programas de exercícios resistidos e também é dependente da oferta adequada de todos os nutrientes, sendo particularmente importante a ingestão de proteínas.

O aumento da massa óssea também é favorecido pela ingestão adequada de proteínas. Para os melhores resultados em ganhos de massa muscular as proteínas devem estar presentes na alimentação em quantidades entre 1 ,5 e 2 gramas / quilo de peso corporal I dia, distribuídas em várias refeições.

Considerando que um ovo ou um copo de leite contém cerca de 7 gramas de proteínas, e que 100 gramas de carne oferecem cerca de 20 gramas de proteínas, podemos perceber que a alimentação da maioria das pessoas não fornece a quantidade protéica adequada para ganhos de massa muscular.

Entre os outros nutrientes, os carboidratos em quantidades adequadas também têm uma importância destacada para o aumento da massa muscular porque fornecem energia, favorecem a utilização das proteínas e contribuem para a boa hidratação dos músculos. As fontes de carboidratos estão habitualmente presentes na alimentação de todas as pessoas e é importante observar que não sejam ingeridos em excesso e selecionar as fontes mais saudáveis como os cereais, as leguminosas e as frutas.

O mesmo não acontece com as fontes de proteínas, que com freqüência estão presentes em quantidades insuficientes na alimentação diária. As fontes habituais de proteínas são as carnes, os ovos, e o leite ou seus derivados pouco gordurosos.

Muitas pessoas têm dificuldades para aumentar a ingestão dos alimentos protéicos em função da falta de apetite, dificuldades de preparo e transporte, e eventuais problemas de mastigação. Atualmente existem os chamados suplementos alimentares, que são produtos habitualmente fabricados a partir de alimentos comuns e podem ser utilizados na composição de uma dieta bem equilibrada.

Alguns suplementos contem proteínas em forma concentrada, e dentre eles destaca-se o Whey Protein, oferecido por quase todas as empresas da área. A proteína utilizada é a lactoalbumina, ou proteína do soro do leite, de fácil digestão e alta assimilação. Esse produto deve ser utilizado em associação com as fontes habituais de carboidratos, sendo particularmente útil a sua ingestão após os exercícios. Para uma boa adequação alimentar, um profissional da nutrição deve ser consultado.

 

* José Maria Santarem é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP, diretor do Instituto Biodelta, autor do livro Musculação em Todas as Idades (Ed. Manole) e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.

Connect us

Our social contacts

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

Preencha seu e-mail se quiser ser avisado sempre que um novo trabalho comentado for publicado!